INTERNACIONAL 9/2020 - O CFCX vai pra Rússia!
24/08/2020 :: 20th FIAP Nature Biennial 2020, Russia.
Na data em que se comemora o "Dia Mundial da Fotografia", 19 de agosto, o CFCX recebeu a tão honrosa notícia de ter classificado 4 trabalhos na 20th FIAP Nature Biennial, edição Rússia 2020.

Trata-se de uma importante Bienal promovida pela Federação Internacional de Fotografia - FIAP, com sede na França, a cada edição organizada por um de seus países membros.
Segundo a FIAP, "os fotógrafos de natureza têm uma sensibilidade especial que nos permite compreender todos os aspectos da natureza, sua flora, fauna e paisagens. Ao apreciar o mundo natural ao nosso redor, temos a oportunidade de cuidar dele e salvá-lo para as gerações futuras".

A "20th FIAP Nature Biennial" foi organizada pela União de Fotógrafos Eurasianos de Chelyabinsk, na Federação Russa, e neste ano especial em que o mundo está sofrendo a pandemia Covid-19, eles tiveram que se adaptar a essas circunstâncias especiais e realizar o julgamento na modalidade on-line, através de imagens digitais ao invés das tradicionais impressões em papel. Os integrantes do júri são sempre fotógrafos honorários da FIAP, este ano da Áustria, Bulgária e Eslovênia.

33 países participaram da Bienal, cada um com 20 fotografias.

O Brasil selecionou seus representantes num trabalho conjunto da Confederação Brasileira de Fotografia-CONFOTO e da Associação Jauense de Ambiente e Cultura-AJAC, dentre as fotografias premiadas no Photo Nature Brasil 2019, concurso promovido anualmente pela associação paulista e onde o CFCX costuma fazer bonito.

Todos os 20 trabalhos brasileiros atingiram nota superior a 8 pontos (exigência mínima de aceitação pela FIAP) e foram classificados na Bienal, recebendo distinções da Federação Internacional, 3 deles premiados com medalhas de ouro e prata, levando o Brasil à 14ª posição no ranking mundial (clique aqui para conferir os relatórios de resultado e aqui para conhecer a relação dos brasileiros).

Dentre os 20 fotógrafos brasileiros premiados na Rússia, 4 são do CFCX:

MARILISE CESA, com a foto "A fome dói!"

CARLOS GANDARA, com a foto "Azul"

ANNEMARIE BRUGGER, com a foto "Sai da Frente!"

LUÍS FERNANDO BARP, com a foto "Mirrored"

O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul sente-se honrado, orgulhoso e festivo com a notícia, parabenizando os quatro associados pelo excelente desempenho de seus trabalhos, tanto na seleção brasileira, desde já agradecendo à CONFOTO e à AJAC, quanto na 20th FIAP Nature Biennial, cuja classificação é inédita no Clube.

Parabéns, Marilise, Gandara, Anne e Barp! Vocês arrasaram na Rússia!